Inscreva-se no CONEFEC: www.conefec.com.br

É importante pensarmos que Eficiência para Edifícios não significa apenas Sustentabilidade.

Quando nos referimos a Eficiência, nos referimos a Atingir Objetivos com Precisão. No entanto sabemos que em Empreendimentos Imobiliários Atingir Objetivos significa uma fórmula matemática com centenas de variações.

Para que essa precisão seja atingida precisamos alinhar a viabilidade econômica, inteligência imobiliária, incorporação, legislação, normas, arquitetura, elétrica, estrutura, climatização, o crivo da engenharia da construtora, BIM, planejamento de obra e tantas outras disciplinas. Existem ainda fatores culturais, as tecnologias que a empresa usa, suas potencialidades e deficiências, concorrência…cada fator, se não bem desenvolvido e estruturado na hora correta, acaba deixando uma margem de eficiência que dificilmente será revertida posteriormente.

E é importante saber que o Objetivo para uma construtora X pode ser totalmente diferente da construtora Y mesmo em situações parecidas, por isso é necessário um grande espaço para a comunicação e aproximação para a cultura dessas empresas.

O que sabemos é que o quão mais próximo o Objetivo seja atingido, mais ele será benéfico para o empreendedor, pois terá um empreendimento ligado aos desejos e anseios de seu público.

Ainda, o cliente poderá adquirir uma unidade por um custo-benefício mais acessível independente do nível social, já que ele foi planejado e realizado considerando uma redução de recursos e com o foco em seu conforto e bem-estar.

A sociedade também terá um grande retorno pois está suprindo o deficit habitacional com empreendimentos que utilizam de menos recursos naturais ao mesmo tempo que mantém a empregabilidade de funcionários e o fluxo da economia.

E aí garantimos sustentabilidade. Garantindo não só a contrapartida da sociedade, mas a do empreendedor. É assim que o mundo funciona, e por isso que essa idéia de Eficiência é tão poderosa e transformadora.

Mas se você trabalha na área da Construção Civil, terá que encarar a verdade cruel que é: nós não sabemos de tudo. Estamos envolvidos em um mundo muito grande. E é por isso que precisamos trabalhar a Inteligência Coletiva. É assim que superamos os grandes problemas e crises da sociedade moderna, como provado com a Bauhaus ou com o  Grande Incêndio de Chicago de 1873, mas isso deixaremos para um próximo post!

Inscreva-se no CONEFEC: www.conefec.com.br

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Você se inscreveu, parabéns!

Written by